Existem várias técnicas que auxiliam na qualidade de vida. Técnicas mais sutis, como o Reiki, Aromaterapia, Cromoterapia, Florais, Fitoterápicos, Terapia Xamânica.... e técnicas mais corporais como Massagem Indiana, Ayurvédica, Tui-Ná, An-Má, Drenagem linfática, acupuntura, Shiatsu e ZenShiatsu entre outras.... e através da união destas técnicas buscamos o equilíbrio do ser.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Aromaterapia - Um pouco de história


Vou falar agora, um pouco de história relacionada à aromaterapia.....
Essa  história  tem início há muito tempo, desde a época do descobrimento do fogo quando os homens daquela época começaram a utilizar gravetos e folhas secas, que com sua fumaça perfumavam o ar... e interessante que a palavra perfume vem do latim  per fumum que siginifica "através da fumaça"... depois com o passar do tempo, já no período neolítico (cerca de 8000 à 5000 a.C.) os homens observaram que quando uma planta era reunida à gordura animal quente, esta planta expandia seu aroma e suas propriedades terapeuticas para a gordura, e isso auxiliava no tratamento de ferimentos, na proteção da pele, amaciavam o cabelo, nas dores musculares, e também afetavam as emoções e a energia das pessoas... além de que algumas plantas também davam um sabor melhor à comida.
Também se tem referências sobre a aromaterapia em textos vedas (Índia) e em textos sobre a Medicina Chinesa, relatando a importancia de óleos aromáticos para o bem estar, para a saúde e espiritualidade das pessoas.
Hipócrates (pai da medicina) queimou muita erva para erradicar a praga em Atenas... Galeno, Celsus e até Paracelso utilizavam óleos aromáticos para tratamento de convulsões histéricas.
Soldados romanos tomavam banho com ervas aromáticas para se fortalecerem.
Mas os Egípicios foram quem realmente se aperfeiçoaram nos aromas em seu amplo aspecto.... eles faziam macerações de ervas para se obter óleo, utilizados em ações espirituais e cerimônias religiosas, e também na massagem, nos cuidados com a saúde e com a estética, sempre na obsevação dos efeitos dos óleos aromáticos na saúde e no psiquê... também se utilizava muito em banhos aromáticos várias vezes ao dia e para tratamento do cabelo ou das perucas..... os Egípcios também utilizavam óleos aromáticos de determinadas ervas na mumificação..... Médicos de todo o mundo iam ao Egito para aprender sobre os óleos aromáticos e seu poder de cura.
Há registros da utilização de óleos aromáticos durante a praga do século XIV, mas foi durante os séculos XVI e XVII que a aromaterapia tomou força no mundo ocidental, onde a aromaterapia teve grandes estudos como o do inglês Nicholas Culpeper, e outros cientistas também ampliaram muito o estudo dos óleos aromáticos e suas propriedades químicas, o que levou ao crescimento da industria farmacêutica e o descaso dos remédios derivados das plantas....Em 1920, um quimico francês, René Maurice Gatefossé, que já se interessava pelos óleos essenciais, sofreu um grave acidente em seu laboratório e enfiou a mão dentro de um jarro de óleo essencial de lavanda, e pode observar que esse óleo auxiliou em muito na cura da queimadura de sua mão, e também descobriu que muitos óleos essenciais eram melhores antisépticos que seus similares sintéticos, e foi Gatefossé quem deu o nome que hoje conhecemos: Aromaterapia - a terapia dos aromas.
O Dr. Jean Valnet (cirurgião do exército frances) utilizou óleos essenciais em soldados feridos em batalha, e mais tarde em um hospital, em pacientes com problemas psiquiátricos
E hoje em dia os óleos essenciais são aplicados principalmente em terapias alternativas, reunidos à massagens, banhos, compressas, aromatizadores de ambientes, produtos de linha cosmética e terapeutica (cremes, shampoos, etc.), na industria de perfumes, industria alimentícia, entre outros......

Já foi bastante informação por hoje..... até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe a sua opinião.