Existem várias técnicas que auxiliam na qualidade de vida. Técnicas mais sutis, como o Reiki, Aromaterapia, Cromoterapia, Florais, Fitoterápicos, Terapia Xamânica.... e técnicas mais corporais como Massagem Indiana, Ayurvédica, Tui-Ná, An-Má, Drenagem linfática, acupuntura, Shiatsu e ZenShiatsu entre outras.... e através da união destas técnicas buscamos o equilíbrio do ser.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Aromas - 01


A aromaterapia é o tratamento através dos aromas, dos cheiros que as plantas manifestam. Esses "cheiros" entram no nosso organismo através do olfato e da pele, acessam nosso sistema límbico mandando mensagens para o cérebro e também pela via pulmonar onde as moléculas voláteis dos óleos essenciais são "carregadas" pelo oxigênio e caminham pelo nosso corpo através da corrente sanguinea.

     Na natureza os aromas são muito importantes para o equilíbrio das espécies.... um animal demarca seu território através do cheiro, um inseto sabe onde se alimentar através do cheiro, os animais sabem de uma situação de perigo, como um predador ou mesmo a presença do homem, através do cheiro.... e as pessoas em geral, distantes da natureza mata, estão habituadas a simplesmente dizer que gosta ou não de determinado cheiro, perfumes, etc., e não se dão conta de que os aromas vão muito além do gostar ou não, os aromas, estão na nossa vida o tempo todo, todo o tempo, só que a maioria das pessoas não tem "tempo" para perceber isso e ficam na superficialidade.
      Vou postar várias matérias sobre aromaterapia, desde sua história até utilização de óleos essenciais para harmonizar a saude e os ambientes, passando pelo funcionamento do sistema limbico e de como tudo isso funciona no nosso organismo.
        até mais.

    Um comentário:

    1. Umarãnu, o blog está muito bonito! Parabéns! E o assunto da aromaterapia vai ser muito bom de acompanhar. Realmente, os cheiros são essenciais na nossa vida e na nossa comunicação com tudo ao nosso redor. Me lembrei da nossa última aula de Fitoterapia Natural com Ramy Shanaytá! Vai ser importante através do seu blog sabermos mais sobre todo o caminho em nós mesmos para a percepção dos cheiros e o que os aromas despertam em nós e, claro, o seu potencial terapêutico. Grata!Fico aguardando a próxima postagem. Beijo!

      ResponderExcluir

    Compartilhe a sua opinião.