Existem várias técnicas que auxiliam na qualidade de vida. Técnicas mais sutis, como o Reiki, Aromaterapia, Cromoterapia, Florais, Fitoterápicos, Terapia Xamânica.... e técnicas mais corporais como Massagem Indiana, Ayurvédica, Tui-Ná, An-Má, Drenagem linfática, acupuntura, Shiatsu e ZenShiatsu entre outras.... e através da união destas técnicas buscamos o equilíbrio do ser.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

inicio...


Olá,
Este blog é sobre qualidade de vida, e como terapeuta que sou, pensei em falar sobre diversas técnicas de terapia holística que auxiliam as pessoas a viverem melhor... mas pensando sobre o assunto, comecei a questionar: _ O que é qualidade de vida?
Cada pessoa tem uma idéia diferente sobre esse assunto; para muitos, qualidade de vida é ter uma boa casa, para outros é ter um carro do ano (e de preferência com todos os opcionais), também há aqueles que acham que qualidade de vida é morar na praia e olhar o mar todos os dias e para outros é morar no campo ou nas montanhas.... Tem gente que acha que qualidade de vida é sinônimo de ter muito dinheiro para comprar roupas ou jóias, e para as baladas mais invocadas.... ou ir ao teatro... ou a exposições de arte... ou viajar pelo mundo...ou sei lá o que mais....
Mas será que tudo isso é ter qualidade de vida?
É lógico que nada disso vai atrapalhar... muito pelo contrário... e melhor ainda se for todas as opções anteriores juntas: ter dinheiro, carro, casa, comprar o que quer, ir para onde quer... mas tudo isso que se “tem”, não vai adiantar em nada se você não estiver bem com você mesmo. Se alguém tiver tudo o que foi mencionado, mas não tiver equilíbrio emocional, físico e mental, tudo passa a ser nada.
Quando estamos depressivos, a vida perde a cor; quando estamos ansiosos, não paramos para observar a beleza que há ao nosso redor; quando estamos sentindo dor, tudo perde a graça; quando estamos estressados, irritados, nervosos, tudo a nossa volta se torna irritante, inconveniente, chato...; quando estamos infelizes, nos sentindo só, sem amor próprio, tudo nos traz tristeza, mágoa e angústia.....
Aí não adianta o carro, a praia, o campo, a viajem, a roupa, o dinheiro, porque dentro de voce mesmo está em desarmonia.
Na minha opinião, viver bem é estar de bem consigo, em harmonia, equilíbrio físico, mental e emocional, e é aí que as várias técnicas de terapia holística auxiliam, e bastante. Ajudam a pessoa a se equilibrar, se amar e ser feliz... isto se ela quiser... e aí sim ela vai poder usufruir do que a vida tem de melhor, com ou sem dinheiro, carro, roupa, etc.
Viver com qualidade de vida é poder respirar bem, observar a natureza com alegria, se divertir, sentir seu corpo harmônico, sua mente tranqüila, é aceitar quem se é e respeitar tudo a sua volta e viver feliz com quem se é.
É isso... e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe a sua opinião.